As principais linhas da pesquisa de linguagem que caracterizam o espetáculo Nathália, Noturna são:

 

·          Proposição I: A utilização de uma dramaturgia para teatro escrita na forma de um roteiro de cinema. Implicações: A figura do diretor-dramaturgo que projeta, já na sua escrita, uma encenação imanente ao texto. Encenação, esta, que visa multiplicar o espaço único do palco italiano em diversas locações.

 

·          Proposição II: A construção de uma dimensão semântica necessariamente visual da cena paralela e simultânea à ação dramática proposta pelo texto. Implicações: A transcodificação dos conflitos internos dos personagens em células de movimento, ritmo, gesto que afetam os corpos dos atores e desenham, através da ocupação do espaço do palco e da animação dos objetos de cena, novos significados para o texto.

 

·          Proposição III: Estudar a lógica indiciária, característica da semiologia da Fotografia e encontrar possíveis paralelos com a semiologia do Teatro. Implicações: O advento da metonímia como principal figura de linguagem da cena.

 

  • Proposição IV: Proporcionar o alcance, através da fruição da encenação pelo público, de um segundo nível narrativo do texto que engloba camadas mais profundas de significação. Implicações: A figura do espectador-leitor-criador
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